image image image
Claudia Braga Gaspar - História das Praias do RJ e de Ipanema
O Cônsul de Israel a partir de 23/julho
Eduardo Paes
  • Claudia Braga Gaspar - História das Praias do RJ e de Ipanema
    A cidade do Rio de Janeiro é pródiga em novidades do passado! Foram tantos desmontes de morros, aterros, terras avançadas para o mar, construção...
  • O Cônsul de Israel a partir de 23/julho
    Entrevista exclusiva na TV brasileira com o cônsul geral de Israel em SP abordando os assuntos mais polêmicos sobre a guerra atual. Como entraram 13.000 mísseis...
  • Eduardo Paes
    O prefeito do Rio, Eduardo Paes, em entrevista concedida a Ronaldo Gomlevsky, no programa Menorah na TV, abre o verbo sobre todas as transformações que estão...
EnglishCzechFrenchHindiItalianJapaneseKoreanPortugueseSpanishVietnameseYiddishChinese (T)

Ronaldo Gomlevsky

O Editor

Ronaldo Gomlevsky é esportista. Ao longo de sua vida, fez, primeiramente do futebol, em seguida, do jiu-jitsu e, mais a frente das cavalgadas de longa distância e das longas caminhadas, suas práticas preferidas.

 

 

Edição de Julho

Menorah 658

Já está circulando a edição deste mês da Revista Menorah dedicada ao atual e dramático conflito que se desenvolve entre Israel, um estado soberano e o Hamas, um grupo terrorista que não representa o povo palestino.

O início deste conflito, os assassinatos, o fundamentalismo, o jogo político, os 13.000 mísseis do Hamas e o Domo de Ferro.

Leia também uma entrevista exclusiva com o cônsul geral de Israel no Brasil Yoel Barnea dando a palavra oficial do governo israelense no Brasil.

Os 20 anos do Plano Real, as novidades na área médica, nossas colunas sociais com Lygia Gomlevsky e Moisés Akerman e mais um papo muito interesante sobre culinária judaica com Breno Lerner.

Além disso, desencavamos uma história para lá de desconhecida: o dia em que a Comunidade Judaica do Rio de Janeiro doou cinco aviões de treinamento, ao estado brasileiro, dentro da campanha de esforço de guerra durante a Segunda Guerra Mundial.

Tudo isso e muito mais em Menorah Nº 658. Assine já e receba em sua casa. Ligue (21) 2235-1142

Tudo isso e muito mais em Menorah Nº 654. Assine já e receba em sua casa. Ligue (21) 2235-1142

Os Judeus de Nova Orleans

Menorah foi a Nova Orleans, berço da do jazz (judaico também?), dos belos parques e bairros (judaicos também?) e da culinária cajum (kosher também?). Parece papo de maluco? Então venha descobrir os mistérios e belezas de cidade que afogada e batida pelo furacão Katrina se ergueu, e está mais aberta do que nunca para um turismo de alta qualidade. O programa é comandado por Moysés Akerman e os mistérios do berço do jazz ficam por conta de Ronaldo Gomlevsky. Assista agora ao programa pelo Vimeo.

A INSENSATEZ DE UM ITAMARATY ATRELADO

A gloriosa diplomacia do Brasil, que já empregou grandes nomes como Joaquim Nabuco e o Barão do Rio Branco, tem um histórico invejável de bom senso. Desde o Império, passando por quase todos os períodos republicanos, o nosso Itamaraty sempre soube se posicionar de forma prudente e equânime, representando o Brasil bem de acordo com a natureza de seu povo: pacífico, avesso às desordens e propenso à concórdia. Mas também houve passagens sombrias na história de nossa diplomacia. Jamais poderemos nos esquecer de dois momentos repugnantes: a hedionda Circular Secreta 1127, que vetava os vistos de entrada para judeus que tentavam escapar das perseguições nazistas na Europa às vésperas do Holocausto; e o voto favorável à infame Resolução 3379 da ONU, de 1975, que comparava o sionismo ao racismo.

Leia mais...

O CUSTO DO DESLEIXO II

Cerca de trinta dias passados, escrevi aqui mesmo, neste espaço, sobre o custo de uma carona em certas regiões de Israel. Foi o momento do sequestro dos três adolescentes que acabaram assassinados por criminosos palestinos. Acusei os rapazes mortos por sua desgraça e previ o que poderia acontecer a partir daquele momento, quando as notícias eram não de assassinato, mas apenas de sequestro. As respostas que recebi incluíram, entre palavras de apoio, alguns xingamentos e outros tantos pedidos de exclusão para recebimento do MENORAH RAPIDINHAS. Não posso escrever preocupado com a reação de quem me acompanha. Se o fizer, ao invés da coragem com que tento escrever, vou acabar dançando conforme a música, e a utilidade dos meus pensamentos deixará de servir a quem deve. Serei mais uma vaca de presépio, no meio de uma manada de número inesgotável.Fui claro quanto ao que iria custar o tal pedido de carona, mas nem em meus piores pesadelos, eu ou meus leitores, ainda que irados contra meu texto, nos pesadelos deles, poderíamos imaginar a exata dimensão do real custo da negligência dos três jovens da escola rabínica.

Leia mais...

Pagina 1 de 30

Início
Anterior
1

Rapidinhas Cadastro

Você quer receber inteiramente grátis o Jornal Eletrônico semanal MENORAH RAPIDINHAS? Cadastre-se agora.

Visitantes

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje542
mod_vvisit_counterEsta Semana1199
mod_vvisit_counterEste Mês33123
mod_vvisit_counterMês Passado50192
mod_vvisit_counterTotal333790

Editora Menorah Ltda.

Rio de Janeiro | RJ | Brasil
Phone: +55 21 2235-1147
 
 
 

Edição Especial