image image image
Carlos Roberto Osório a partir de 26/mar
Eduardo Paes
Julio Lopes
  • Carlos Roberto Osório a partir de 26/mar
    Desta vez recebmos o Secretário Municipal de Transportes da cidade do Rio de Janeiro, Carlos Roberto Osório, para uma análise profunda dos transtornos que...
  • Eduardo Paes
    O prefeito do Rio, Eduardo Paes, em entrevista concedida a Ronaldo Gomlevsky, no programa Menorah na TV, abre o verbo sobre todas as transformações que estão...
  • Julio Lopes
    Só Menorah na TV traz a população do Rio de Janeiro seus políticos dirigentes e secretários municipais e estaduais para uma conversa franca...
EnglishCzechFrenchHindiItalianJapaneseKoreanPortugueseSpanishVietnameseYiddishChinese (T)

Ronaldo Gomlevsky

O Editor

Ronaldo Gomlevsky é esportista. Ao longo de sua vida, fez, primeiramente do futebol, em seguida, do jiu-jitsu e, mais a frente das cavalgadas de longa distância e das longas caminhadas, suas práticas preferidas.

 

 

Edição de Março

Menorah 654

A revista MENORAH deste mês já está circulando com uma entrevista exclusiva com o vice-governardo do Estado do Rio de Janeiro.

Também abordamos o significado de cada um dos símbolos judaicos mais utilizados pelas pessoas e, completanto a série sobre as diversas facetas do judaísmo, uma matéria explicando o que é a Reforma judaica, o que foram os Reformistas ontém e o que são hoje.

Além disso, trazemos Marcelo Treitsman abordando profundamente "O mito da autoridade moral ultraortodoxa."; a coluna do Dr. Luiz Roberto Londres sobre Medicina; Isy Borensztajn direto de Israel explica o que é a nova "Lei dos Nazistas e Colaboradores" de 1950 e seus efeitos nos dias de hoje; e a coluna social by Lygia Gomlevsky.
Saudamos a estréia do geólogo Helio Blak com uma coluna sobre a economia brasileira e José Roitberg nos traz mais uma pesquisa histórica absolutamente inédita: 'A História da Chevra Kadisha do Rio de Janeiro."

E é claro, os Fatos & Fatos da Comunidade Judaica por Moysés Akerman.
Tudo isso e muito mais em Menorah Nº 654. Assine já e receba em sua casa. Ligue (21) 2235-1142

Os Judeus de Nova Orleans

Menorah foi a Nova Orleans, berço da do jazz (judaico também?), dos belos parques e bairros (judaicos também?) e da culinária cajum (kosher também?). Parece papo de maluco? Então venha descobrir os mistérios e belezas de cidade que afogada e batida pelo furacão Katrina se ergueu, e está mais aberta do que nunca para um turismo de alta qualidade. O programa é comandado por Moysés Akerman e os mistérios do berço do jazz ficam por conta de Ronaldo Gomlevsky. Assista agora ao programa pelo Vimeo.

Revolta no Inferno

Estou na cidade de Split, na Dalmácia, no sul deste lindo, diversificado e complicado país que é a Croácia. Tudo em função de sua história e por causa da atitude da maioria de seus cidadãos, que teima em varrer certos fatos para debaixo de seus tapetes mais pesados. Talvez este seja um tema desconhecido para muitos aí do meu Brasil, que não costumam aprender muito sobre o que ocorreu aqui durante a Segunda Guerra Mundial. Mas aqui, na Croácia, se desenrolaram algumas das passagens mais terríveis daquele conflito. Isso, no entanto, ainda é um tabu por aqui. E os croatas evitam ensinar esta História (com agá maiúsculo) às suas crianças.

Mas as vítimas e seus descendentes – comunidade judaica, os sérvios, os gays, os inimigos do regime nacionalista iniciado em 1941 e os ciganos – jamais esquecerão ou deixarão que se apaguem os registros do que ocorreu naqueles anos.

Leia mais...

MENORAH RAPIDINHAS INSTITUCIONAL

Sobre o caso Osias Wurman e Carlos Minc na justiça

A FIERJ publicou na semana passada uma nota sobre uma ação criminal movida contra o deputado estadual Carlos Minc e contra os Sr. Osias Wurman. De acordo com a nota, ambos estão sendo acionados judicialmente por conta de uma representação junto ao Ministério Público movida por um cidadão que contesta a constitucionalidade da lei de dispensa de ponto dos servidores públicos estaduais judeus durante os Yamim Tovim (Pessach, Rosh Hashaná e Yom Kippur). A lei em questão foi aprovada pela ALERJ e sancionada pelo governador Sergio Cabral Filho.

O autor do processo é o mesmo cidadão que recentemente se celebrizou por tentar revogar nada menos que a Lei Áurea, e garantir indenizações aos descendentes de ex-proprietários de escravos, "espoliados" pelo ato da princesa Isabel em 1888. Uma rápida busca pela web nos permite descobrir que o elemento é citado positivamente por sites integralistas.

Leia mais...

Pagina 1 de 25

Início
Anterior
1

Rapidinhas Cadastro

Você quer receber inteiramente grátis o Jornal Eletrônico semanal MENORAH RAPIDINHAS? Cadastre-se agora.

Visitantes

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje114
mod_vvisit_counterEsta Semana1224
mod_vvisit_counterEste Mês4350
mod_vvisit_counterMês Passado4236
mod_vvisit_counterTotal191524

Editora Menorah Ltda.

Rio de Janeiro | RJ | Brasil
Phone: +55 21 2235-1147
 
 
 

Edição Especial