Internet de 1 gigabit por segundo pelo fio comum de telefone?

Funcionários da Bezeq instalando fibra ótica. Divulgação

Novamente uma tecnologia de hardware de informática criada em Israel poderá revolucionar o acesso à Internet. A empresa Sckipio, da cidade de Ramat Gan criou um chip de controle de fluxo de dados que permite trafegar 1 GBps pelo fio de cobre de telefone à curtas distâncias. Será que o leitor se recorda quando os cientistas afirmavam que 56,6 kbps era a velocidade máxima possível em um fio de cobre?

Tanto em Israel como no Brasil, onde os prédios são feitos de tijolos e concreto é complicado levar as redes de fibras óticas a cada apartamento das construções mais antigas. Por vezes é preciso quebrar e refazer todo o trajeto do cabo de telefonia.

No caso do novo chip da Sckipio, que está sendo testado em conjunto com a Bezeq, a operadora de telefonia fixa de Israel, o cabo ótico viria da rua apenas até a caixa de distribuição de telefone do prédio e dali até a computador do cliente, a ligação seria pela linha telefônica já existente, dispensando até mesmo a entrada de um técnico nas residências. Só ligar e usar. Isto poderá permitir o veloz desenvolvimento de uma rede de dados ultrarrápida e de baixo custo.

As primeiras versões deste tipo de conexão chamadas G.FAST permitem este tipo de ligação até 100 metros de distância, o que em tese daria para alimentar todos os apartamentos e escritórios de prédios com 25 andares, sem maiores dificuldades. Existe outro chip da empresa que permite o dobro da velocidade para a metade da distância. E se isto der certo comercialmente, não há dúvidas que serão investidos muitos recursos para aumentar a velocidade de transmissão e o alcance para 150 metros.

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*