Nova sinagoga no subsolo do Kotel (Muro das Lamentações)

Desde que as escavações ao lado do Kotel (Muro das Lamentações), em Jerusalém foram abertas ao público, décadas atrás, muitas pessoas iam lá embaixo para rezar, principalmente defronte a uma porta original do Segundo Templo que foi emparedada, talvez há 1.800 anos.

E há alguns anos havia uma obra, numa das áreas livres do subsolo que parecia que seria uma sinagoga. E é. Acabou de ser inaugurada no final de dezembro.

As fotos, contam melhor que qualquer descrição. O ambiente ficou espetacular com arcos, pisos e paredes com mais de 2.000 anos de idade, contrastados por cadeiras moderníssimas, um púlpito que podemos dizer tem um dezenho radical e um Aron Ha Kodesh para guardar os rolos de Torá esférico em metal totalmente trabalhado, uma verdadeira obra de arte sacra judaica do século 21, unindo os milhares de anos de judaísmo naquele local.

A nova sinagoga conta com uma pequena réplica em escala, não funcional da Menorah do Templo e é um local ortodoxo, com homens sentados à frente e mulheres na parte de trás.

José Roitberg
About José Roitberg 330 Articles
Jornalista, professor sobre o Holocausto formado no Yad Vashem e pesquisador sobre a história dos judeus e do Rio de Janeiro.

1 Comentário

  1. Adorei a notícia da nova sinagoga no subsolo do Kotel, muito linda, quero ir e conhece-la em Jerusalém…
    Solange

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*