Menorah Nº 685 – Os Judeus de São Francisco – 2ª. Parte

71
0

685_revista_menorah_out-2016-300Neste segundo número sobre São Francisco vamos conhecer o jornal judaico fundado em 1895 que nunca perdeu uma edição, a premiada artista Aimée Golant que trabalha com uma vertente de moderníssima arte sacra judaica, a Congregação Emanu-El que é uma sinagoga fundada em 1850, destruída pelo Grande Terremoto e se mantém como a maior da cidade. Como o Rio de Janeiro, São Francisco também possui vereador judeu e fomos entrevista-lo. E a joia da coroa desta edição, a congregação Sha’ar Zahav, a mais importante congregação e sinagoga LGBTS do mundo, cujo rabino é hétero.

Em relação a vida e morte dos judeus sob a bota nazista São Francisco possui um Memorial do Holocausto, criado e pago pelo ator Geroge Segal, mas também tem um Centro de Estudos Sobre o Holocausto, contendo uma biblioteca de 14.000 livros. E nele, encontramos Gloria Hollender Lyon, uma sobrevivente que percorre os EUA dando seu depoimento em dezenas de palestras anuais.

Assine já e garanta o seu exemplar. Ligue para (21) 2235-1242, em horário comercial e fale com um de nossos atendentes, ou assine pelo site, clicando aqui.